“MULHERES NASCIDAS DE UM NOME”
Espetáculo inspirado no livro homônimo de Claudio Hochman, com direção de Claudio Torres Gonzaga e Michelle Raja Gebara.
Idealização: Michelle Raja Gebara
SINOPSE:
Mulheres Nascidas de um Nome é um espetáculo baseado no livro homônimo de Claudio Hochman, dirigido pelo premiado diretor Claudio Torres Gonzaga e por Michelle Raja Gebara. O livro contém 50 microcontos em prosa, todos provenientes de um nome feminino. No espetáculo, encenamos 32 dos 50 nomes.
A ideia do projeto surgiu quando Claudio Torres Gonzaga estava em Lisboa e foi convidado por uma amiga para assistir o espetáculo que ela participava: MULHERES NASCIDAS DE UM NOME, que é o título do livro de Claudio Hochman, escritor e diretor de teatro argentino radicado em Portugal.
Embora todos os contos tenham como título nomes de mulher, não pretendem descrever uma única pessoa. Em cada um deles, o autor joga com o imaginário coletivo do nome.
Em Lisboa, o projeto envolveu mais de 150 atrizes, cantoras e bailarinas e versões semelhantes estão sendo desenvolvidas também na Espanha, Colômbia e México. Esse grupo de atrizes do Brasil e do mundo se reuniu a partir de uma pesquisa da idealizadora e diretora Michelle Raja Gebara, que buscava os mais diversos tipos de talentos espalhados pelo mundo. Isso só reforçou ainda mais a ideia da diversidade.
São mulheres muito diferentes, que abraçaram esse espetáculo com amor, dedicação e talento. Esse é um projeto vivo que pode, e deve, continuar se multiplicando.
O projeto une 28 artistas mulheres: artistas brasileiras que vivem no Brasil, atrizes/cantoras que moram fora do Brasil (Colômbia, Portugal), artistas estrangeiras que dominam o português (Espanha, Uruguai, Venezuela, Portugal, Paraguai, Costa Rica e Peru), além de duas cantoras indígenas (Bolívia e Panamá), 04 artistas negras e uma atriz com síndrome de down. O espetáculo conta com acessibilidade em libras.
"Que maravilha que o que um escreve atravesse o oceano e tome vida em outra bocas, em outros corpos, em outros olhares, em outras mulheres nascidas de outros nomes" - Claudio Hochman
"Uma Marta me chamou pra dirigir uma peça em Portugal, lá conheci uma Adelaide Sofia que me chamou pra ver um espetáculo de muitas mulheres com muitos nomes. Na montagem brasileira conheci uma Michelle que me apresentou mais outros tantos nomes de mulheres latinas. De tantos nomes nasceu esse Mulheres Nascidas de um nome" - Claudio Torres Gonzaga

